Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue após registro de 20 mortes

InícioSaúdeRio Grande do Sul decreta emergência por dengue após registro de 20 mortes

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou situação de emergência em saúde pública no estado após a confirmação de 20 mortes por dengue. A medida visa o controle, prevenção e atenção à saúde diante do risco epidemiológico presente em 94% dos municípios gaúchos devido à epidemia da doença.

Com a declaração de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos para combater a dengue de forma ágil, sem os trâmites burocráticos de licitação. Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde lançou uma plataforma para manejo clínico de casos da doença e autorizou profissionais de enfermagem a requisitarem exames em casos suspeitos.

A população é orientada a procurar atendimento médico nos primeiros sintomas da dengue para evitar complicações, sendo os principais sintomas febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar geral, entre outros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul registrou 27.752 casos prováveis de dengue desde 1º de janeiro, com 20 óbitos confirmados e sete em investigação. O estado se junta a outras oito unidades da federação que decretaram emergência de saúde pública devido ao aumento de casos da doença.

Compartilhe esta publicação