Nesta quinta-feira (1), o governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou a primeira etapa do novo pronto-socorro do Hospital Norte Paranaense (Honpar), localizado em Arapongas, no Vale do Ivaí. Essa iniciativa visa ampliar os serviços de urgência e emergência na região. A construção recebeu um investimento de R$ 18,3 milhões do Governo do Estado, em parceria com a Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão do Honpar.
O pronto-socorro, localizado às margens da PR-444, conta com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída e 140 leitos, consolidando-se como um dos maiores do Paraná. Essa ampliação permitirá aumentar a capacidade mensal de atendimento do Honpar de 1.500 para aproximadamente 8.500 pacientes. Com a nova estrutura em funcionamento, a cobertura assistencial para a população local e circunvizinha será expandida em cerca de 150%, alcançando mais de 500 mil habitantes.
O governador destacou a modernidade e a robustez do projeto, enfatizando a importância de levar a saúde mais próxima das pessoas. Ratinho Junior ressaltou a estratégia de regionalização da saúde em parceria com municípios, entidades filantrópicas e iniciativa privada para aprimorar os serviços e atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
A nova estrutura, além de oferecer leitos de urgência e emergência, também atende a diversas especialidades, como cardiologia e oncologia. O governador anunciou planos para uma segunda etapa do projeto, incluindo uma nova ala de quimioterapia para dar suporte aos pacientes em tratamento oncológico.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enfatizou que a conclusão do projeto conjunto representa um passo importante na regionalização da saúde, com economia de quase 20% em relação ao valor originalmente projetado. Essa economia será destinada a melhorias adicionais no Honpar.
O Honpar, com mais de mil profissionais, já é uma referência para a saúde no Norte do Paraná, atendendo pacientes de mais de 150 municípios paranaenses encaminhados pelo SUS, além de pacientes de outros estados por meio da Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC). A nova estrutura inclui um hospital de retaguarda, consultórios, salas de espera, triagem, observação, politraumatismo, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), espaços para exames e serviços de radioterapia e oncologia, além de enfermaria.
O novo pronto-socorro proporcionará deslocamentos mais rápidos das equipes móveis de atendimento de urgência e emergência devido ao acesso direto à PR-444 e à proximidade com importantes rodovias. Um heliponto na área interna facilitará atendimentos que requerem suporte aéreo, eliminando a necessidade de pousos em terrenos externos, otimizando o tratamento e minimizando impactos no trânsito local.
Foto: Geraldo Bubniak / AEN