Mais Médicos: 624 municípios receberão acréscimo de 1,5 mil profissionais

InícioSaúdeMais Médicos: 624 municípios receberão acréscimo de 1,5 mil profissionais

Nesta segunda-feira (4), mais de 1,5 mil médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior iniciam o primeiro módulo de acolhimento e avaliação do programa Mais Médicos. Eles irão reforçar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) em 624 municípios e 15 distritos sanitários indígenas de todas as regiões do país.

O módulo será realizado simultaneamente em Brasília e Belo Horizonte e é obrigatório para o início das atividades em saúde. Participam médicos selecionados no edital regular e coparticipação, além dos direcionados para a saúde prisional, indígena e equipes do Consultório na Rua.

No total, são 1.515 médicos brasileiros com diploma do exterior e 82 estrangeiros. Após a conclusão, eles se juntarão aos médicos já em atividade pelo programa, que em 2023 preenchia 28,2 mil vagas em 82% do território nacional, beneficiando 86 milhões de brasileiros.

O programa alcançou todos os 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs), um marco importante para a assistência dessa população.

O módulo é realizado em parceria com o Ministério da Educação, com carga de 160 horas de aulas sobre legislação, atribuições do SUS, atenção primária, protocolos clínicos e ética médica, além de diretrizes específicas locais.

Em 2024, pela primeira vez, o programa abriu processo seletivo para atendimento de populações vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua, com formações específicas para esses profissionais.

Compartilhe esta publicação