Hospital alerta sobre emergências de saúde com o aumento de problemas respiratórios em crianças em Curitiba

InícioSaúdeHospital alerta sobre emergências de saúde com o aumento de problemas respiratórios em crianças em Curitiba

Com a chegada do outono, aumenta a incidência de doenças respiratórias e alérgicas, conforme informa a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR). Entre as enfermidades mais comuns nesta época estão a gripe (influenza), o resfriado, a otite, a sinusite e a pneumonia.

Em fevereiro, o Hospital Pequeno Príncipe, referência pediátrica nacional, registrou 30 casos de influenza. No mês seguinte, esse número saltou para 348, representando um aumento de mais de 1000%. Nos primeiros oito dias de abril, 3,1 mil crianças e adolescentes foram atendidos nos Serviços de Emergência da instituição, o equivalente a 25% de todos os atendimentos realizados em março deste ano.

O infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza, do Pequeno Príncipe, destaca que o cenário atual pode estar sendo influenciado por diversas doenças respiratórias causadas por diferentes vírus. Ele observa que desde o início da pandemia não existe mais uma sazonalidade desses vírus, podendo eles circular o ano todo.

Na instituição, as crianças recebem atendimento de acordo com a gravidade do quadro, conforme protocolos internacionais. Para otimizar o atendimento dos casos mais graves, os especialistas orientam os pais a procurarem a emergência em situações como quedas bruscas, cortes profundos, afogamento, ingestão de corpo estranho, desmaios, crises convulsivas, febres persistentes, vômitos e diarreias prolongados, e falta de ar.

O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para evitar idas desnecessárias às emergências hospitalares. O médico ressalta que nem toda febre demanda atendimento hospitalar e que é importante entrar em contato com o pediatra da criança para verificar as orientações adequadas.

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias em crianças, como manter a imunização em dia, manter os ambientes limpos e arejados, incentivar a higiene das mãos, lavar as narinas regularmente, garantir uma alimentação balanceada, proporcionar hidratação adequada, promover boas noites de sono e realizar consultas periódicas com um pediatra de confiança.

O Hospital Pequeno Príncipe, situado em Curitiba (PR), é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar exclusivamente pediátrica há mais de 100 anos. Com 369 leitos, incluindo 76 em UTIs, o hospital é referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realizando cerca de 60% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou aproximadamente 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes, sendo reconhecido como o melhor hospital pediátrico da América Latina por três anos consecutivos.

Compartilhe esta publicação