Prefeitura de Curitiba anuncia pagamento do reajuste de 2023 e adianta salários e benefícios de dezembro

InícioPolíticaPrefeitura de Curitiba anuncia pagamento do reajuste de 2023 e adianta salários e benefícios de dezembro

Os servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba estão programados para receber três pagamentos neste mês, cada um com um contracheque correspondente. A liberação está agendada para esta quinta-feira (14/12) no Portal do Servidor para os servidores, enquanto os aposentados e pensionistas podem consultar no site do IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba.

O primeiro pagamento, referente ao reajuste de 5,19% relativo a novembro, será depositado na sexta-feira (15/12). O pagamento é uma recomposição válida a partir de 1º/11, considerando a data-base dos servidores em 31/10. A legislação referente à recomposição foi aprovada após o fechamento da folha de pagamento de novembro, e por isso, os salários e benefícios não foram atualizados naquele mês.

O percentual de reposição corresponde à inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no período de outubro de 2022 a setembro de 2023. Esse reajuste também afeta o cálculo do 13º salário, com a diferença entre as duas parcelas e os novos valores aplicados sobre os salários de novembro e dezembro sendo refletidos no segundo pagamento, agendado para terça-feira (19/12).

O terceiro pagamento, que será o salário dos servidores e o benefício a aposentados e pensionistas referente a dezembro, está antecipado para o dia 20, quarta-feira da próxima semana, e incluirá o percentual de reajuste de 2023 em seu cálculo.

Com esses três pagamentos, a Prefeitura de Curitiba destinará aproximadamente R$ 677 milhões à folha de pagamento em dezembro, incluindo R$ 217,6 milhões de encargos obrigatórios, conforme cálculos da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

É importante destacar que após esses três pagamentos de dezembro, o próximo está programado para o final de janeiro, mais de 40 dias depois, para permitir a organização e o planejamento financeiro dos servidores, aposentados e pensionistas.

Compartilhe esta publicação