Paraná registra diminuição de 9,3% nos homicídios, mas aumento nos feminicídios

InícioPolicialParaná registra diminuição de 9,3% nos homicídios, mas aumento nos feminicídios

Nesta quarta-feira (7), o Paraná divulgou o balanço dos crimes de 2023 e as ações da Segurança Pública do Estado. Segundo dados apresentados em coletiva, baseados em inquéritos instaurados pela Polícia Civil do Paraná, houve uma redução de 9,3% no número de homicídios e de 7,6% no número de roubos em 2023 em relação ao ano anterior.

Entretanto, o BI de Segurança Pública revelou um aumento de aproximadamente 5,1% no número de feminicídios de 2022 para 2023, totalizando 81 casos no último ano.

Feminicídios

Os registros da Secretaria de Segurança Pública indicam que, em 2022, 77 mulheres foram vítimas de feminicídio, aumentando para 81 em 2023. Esse cenário evidencia um crescimento contínuo desse tipo de crime nos últimos anos.

As cidades de Foz do Iguaçu, Araucária, Cascavel, Castro, Curitiba e Jacarezinho se destacaram com o maior número de casos em 2023.

Homicídios no PR

No que diz respeito aos homicídios dolosos, houve uma redução significativa, totalizando 1.837 casos em 2023, representando uma queda de 9,3% em relação a 2022. Destaque para a queda nos casos registrados nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPS) em diversas regiões do estado.

Além disso, alguns municípios não registraram ocorrências de homicídios dolosos em 2023, totalizando 33% do estado.

Roubos e furtos

Os dados apontam para uma redução expressiva nos índices de roubos e furtos em comparação com anos anteriores. Os roubos registraram o menor índice dos últimos cinco anos, enquanto os furtos também apresentaram queda em 2023.

Combate ao tráfico de drogas

Em relação ao combate ao tráfico de drogas, houve avanços significativos, com um aumento nas apreensões de maconha, ecstasy, pés de maconha, entre outras drogas. O relatório destaca um aumento expressivo na quantidade de drogas apreendidas em comparação com anos anteriores.

Compartilhe esta publicação