A Guarda Civil Municipal de Maringá completou 16 anos nesta segunda-feira, 28, e marcou a ocasião com uma série de homenagens que reconheceram a dedicação dos agentes ao serviço prestado à comunidade. O evento, ocorrido no Auditório Hélio Moreira, foi palco da entrega de honrarias a servidores da instituição, reconhecida no Estado por seus investimentos em tecnologia e capacitação.
A cerimônia incluiu a concessão das “Medalhas 28 de Agosto” a 45 agentes que acumularam mais de dez anos de serviço, homenageando o comprometimento com suas funções e a corporação. Além disso, outros sete agentes foram reconhecidos por atos de bravura ocorridos no último ano.
“Quero agradecer a todos vocês que integram a Guarda Civil Municipal pela dedicação em prol da segurança da nossa cidade. Nos últimos anos transformamos a instituição. Quem está aqui há anos sabe bem o que era a Guarda em 2016 e o que é hoje. Estamos totalmente diferentes: uma Guarda treinada, capacitada, armada, valorizada, com plano de carreira e estatuto próprio”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
Com mais de 120 agentes envolvidos em operações integradas com outras forças de segurança e bem-estar, a Guarda Civil Municipal de Maringá realizou aproximadamente dez mil atendimentos nos últimos 12 meses.
Em 2023, a instituição foi fortalecida com a criação do Centro de Controle Integrado (CCI), um sistema de monitoramento moderno e inteligente que abriga 70 câmeras com reconhecimento facial e de placas de veículos. A Prefeitura investiu R$ 5,7 milhões na construção do Centro. Nos primeiros seis meses de funcionamento, o CCI foi responsável por 80 atendimentos, com quase 50% destes realizados em colaboração com a Polícia Militar.
O secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, enfatizou os avanços proporcionados pela gestão municipal na evolução da Guarda: “Hoje, a Secretaria de Segurança é uma realidade. Veio na gestão do Ulisses Maia e, com isso, veio também a valorização, com a criação do estatuto próprio da Guarda e investimentos em toda a estrutura da instituição”, disse.
O prefeito Ulisses Maia e o secretário Ivan Quartaroli foram agraciados com a medalha de prata “Estevão de Almeida Chaves”, entregue pela comandante da Guarda Civil Municipal, Sílvia Regina de Jesus Ferreira, em reconhecimento à dedicação da gestão para com os agentes. Em seguida, Sílvia foi homenageada por seus dois anos de liderança na Guarda.
Durante esta administração, a Guarda Civil Municipal testemunhou melhorias significativas, incluindo a inauguração de uma nova sede, investimentos contínuos em capacitação e tecnologia, bem como a criação da Escola de Formação, Patrulha Maria da Penha e Patrulha Escolar.
Texto adaptado de: Jornal Noroeste.