A Polícia Civil realizou nesta segunda-feira (26) uma operação para cumprir 24 ordens judiciais no Paraná e em Santa Catarina, visando desmantelar um grupo criminoso suspeito de tráfico de animais silvestres. Dos mandados, 11 são de prisão e 13 de busca e apreensão.
As investigações, iniciadas em junho de 2023, visam desarticular uma rede de tráfico de animais silvestres e exóticos em todo o Brasil, utilizando aplicativos de mensagens e os serviços dos Correios. Descobriu-se que os suspeitos coordenavam 27 grupos de aplicativos voltados exclusivamente para esse comércio ilegal.
Além disso, eles participavam de dezenas de outros grupos, totalizando mais de 20 mil membros em todo o país, com conexões internacionais no Paraguai e Venezuela.
As ordens judiciais estão sendo executadas em diversas cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Matinhos, Colombo e Campina Grande do Sul. Em Santa Catarina, a ação ocorre em Joinville.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos anunciavam a venda dos animais por meio de redes sociais e aplicativos específicos para o comércio ilegal. Os pagamentos eram feitos por contas de terceiros (“laranjas”), e as entregas ocorriam por meio de aplicativos de transporte.
Os crimes investigados incluem tráfico de animais, falsificação de documentos públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro.