Vacinação contra a gripe para 4,5 milhões de pessoas tem início nesta segunda-feira

InícioNotíciasVacinação contra a gripe para 4,5 milhões de pessoas tem início nesta segunda-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (25) a campanha anual de vacinação contra a gripe em todo o Paraná.

Conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha, antecipada em algumas regiões, segue até 31 de maio, com o Dia D de mobilização nacional em 13 de abril.

Para atender à demanda dos grupos prioritários, que totalizam 4.556.962 pessoas em todo o Estado, o Paraná recebeu 440 mil doses da vacina, já distribuídas às 22 Regionais de Saúde. Mais doses serão disponibilizadas ao longo do período de vacinação, conforme informações do órgão federal.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da imunização, especialmente com a aproximação do período de baixas temperaturas, aumentando a circulação dos vírus respiratórios. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza.

Os grupos prioritários incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores de saúde, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Beto Preto ressaltou que a vacina contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente às demais vacinas do Programa Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a dengue.

No ano passado, o Paraná vacinou 55,40% do público-alvo, totalizando 4.628.252 pessoas, e alcançou 52,61% de cobertura dos povos indígenas. Além disso, devido à disponibilidade de doses, a vacinação foi aberta à população em geral, totalizando 3.298.041 doses aplicadas. O Paraná ficou em 6º lugar no ranking dos estados que mais vacinaram.

Em 2023, foram notificados 996 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 97 óbitos. Já em 2024, o Paraná registrou 37 casos e cinco óbitos de SRAG por Influenza, conforme o 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios.

Compartilhe esta publicação