Poluição do Rio Miringuava causa danos ambientais em São José dos Pinhais

InícioNotíciasPoluição do Rio Miringuava causa danos ambientais em São José dos Pinhais

O descarte irregular de efluentes não tratados no Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, resultou na mortandade de milhares de peixes na sexta-feira (29). Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais foram ao local nesta segunda-feira (1) para avaliar o nível de poluição. O resultado das amostras coletadas será divulgado em 15 dias.

O incidente foi percebido pelos moradores da cidade da Região Metropolitana de Curitiba na última sexta-feira (29), quando notaram a presença de peixes mortos no rio. Além disso, houve relatos de mudança na coloração da água e de um odor desagradável. A Guarda Municipal registrou a ocorrência e observou uma alteração na cor da água ao longo de mais de 1 km de extensão da margem do rio.

Segundo os fiscais, uma falha na estação de tratamento de efluentes de um frigorífico local resultou no despejo de efluentes não tratados no rio, ocasionando a morte de milhares de peixes no Rio Miringuava.

A empresa responsável foi notificada e interrompeu o descarte irregular. O frigorífico afirma ter iniciado os trabalhos de limpeza na área, mas o incidente permanece sob investigação.

Compartilhe esta publicação