Paraná atinge 100 municípios com selo de sanidade agroindustrial graças à União da Vitória

InícioNotíciasParaná atinge 100 municípios com selo de sanidade agroindustrial graças à União da Vitória

O município de União da Vitória, localizado no Sul do Estado, tornou-se o centésimo no Paraná a aderir ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR).

O certificado de adesão, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), foi entregue nesta terça-feira (12) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior ao prefeito Bachir Abbas.

O Susaf/PR, criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, é direcionado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte, eliminando obstáculos burocráticos que limitavam a venda de produtos alimentícios e derivados reconhecidamente higiênicos para além dos limites locais. Ao aderir ao sistema, os municípios podem identificar as pequenas agroindústrias locais que atendem às normas sanitárias e que poderão expandir suas vendas para todo o estado.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano, com o objetivo de agregar mais valor aos produtos da agroindústria familiar e proporcionar mais oportunidades de mercado e renda aos produtores. “Isso é transformador, pois estamos oferecendo a quem produz alimentos de qualidade a oportunidade de comercializá-los em todo o Paraná, acessando um mercado do tamanho de Portugal”, destacou o governador.

Com apoio do Estado, uma usina de produção de biometano foi inaugurada em Carambeí Ratinho Junior enfatizou que o selo do Susaf/PR permite que os produtores ampliem seu alcance de mercado, beneficiando especialmente os agricultores familiares e as pequenas cooperativas. “Estamos simplificando a vida dessas pessoas, eliminando a burocracia do dia a dia, mantendo critérios técnicos e garantindo segurança ao consumidor”, afirmou.

Além de facilitar a comercialização, o Governo do Estado apoia as agroindústrias familiares com créditos e recursos para expandir seus negócios, por meio de programas como o Coopera Paraná e o Banco do Agricultor Paranaense. “Temos muitas agroindústrias no Paraná com produtos de qualidade, boas práticas de fabricação e todos os requisitos necessários para acessar mercados maiores”, explicou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Oferecemos apoio a esses negócios por meio do Coopera Paraná e do Banco do Agricultor, que oferece linhas de crédito subsidiadas pelo governo para expandirem sua produção e acessarem esse mercado”.

Para ser credenciada ao Susaf/PR, as agroindústrias devem estar registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que possuam serviços de inspeção estruturados, garantindo a qualidade dos produtos.

Atualmente, em União da Vitória, 17 agroindústrias estão registradas no SIM, sendo que quatro já solicitaram a adesão ao Susaf/PR. Uma indústria leiteira, por exemplo, planeja aumentar em seis vezes sua produção e fornecer leite tipo A para a Região Metropolitana de Curitiba. Outra fábrica de embutidos está investindo R$ 5 milhões para expandir sua capacidade de produção.

“Esse selo abre oportunidades para nossos produtores venderem para todo o estado do Paraná. Estamos saindo de um mercado de 60 mil habitantes para mais de 11 milhões de habitantes”, ressaltou o prefeito. “Isso gera oportunidades de emprego e renda e permite que novas indústrias busquem esse reconhecimento e se instalem em nosso município, mantendo sempre a qualidade em mente”.

O próximo passo é capacitar os agentes municipais responsáveis pela inspeção das agroindústrias. Para isso, a Adapar está fechando parcerias com outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Conselho Regional de Medicina Veterinária e o Sebrae/PR, para oferecer cursos aos municípios que aderiram ao Susaf/PR. A expectativa é iniciar a capacitação ainda neste ano.

Compartilhe esta publicação