A aguardada abertura dos envelopes para o primeiro lote de concessões rodoviárias do Paraná está agendada para ocorrer na próxima sexta-feira (25), às 14 horas. A concorrência, referente ao Lote 1, será realizada na renomada Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube dessa instituição financeira.
O edital, publicado em 12 de maio pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), requer a entrega das propostas até o dia 21 de agosto, juntamente com toda a documentação necessária. Uma sessão pública destinada à apresentação e disputa de preços está prevista para a mesma data. A homologação dos resultados está marcada para o dia 27 de outubro, e o contrato com o vencedor deverá ser assinado até o dia 29 de dezembro.
O Lote 1 abrange uma extensão de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais que interligam Curitiba, a Região Metropolitana, o Centro-Sul e os Campos Gerais do Paraná. A empresa ou consórcio que emergir vitorioso deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em aprimoramentos e manutenção nas vias, abrangendo trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. Além disso, a concessionária selecionada também assumirá cerca de R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante esse período, incluindo serviços médicos e mecânicos, áreas de descanso para motoristas de caminhão e sistemas de balanças de pesagem.
Segundo o edital do Lote 1, está prevista a duplicação de 344 quilômetros, a adição de faixas em 210 quilômetros (terceiras faixas), construção de 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e a implementação de 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
Entre as obras planejadas, inclui-se a completa duplicação de 157 quilômetros da BR-277, entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis. A BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio também será duplicada. Outros projetos abrangem a duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e Lapa, a duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo, a duplicação do Contorno Norte de Curitiba e a adição de faixas na BR-277 entre Curitiba e Sprea (intersecção da BR-277 com a BR-376), bem como faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
O lote contará com cinco praças de pedágio em São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.
Texto adaptado: O Regional.