Itaipu e UTFPR firmam parceria para implementar Núcleo de Referência em Tecnologias Espaciais

InícioNotíciasItaipu e UTFPR firmam parceria para implementar Núcleo de Referência em Tecnologias Espaciais

A Itaipu Binacional estabeleceu um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Santa Helena e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEFPR) para implantar o Núcleo de Referência em Tecnologias Espaciais (NORTE). As instalações serão no campus da universidade em Santa Helena.

A construção de um bloco de laboratório, salas de aula e uma estação de monitoramento GNSS está sendo financiada pela Itaipu. A estação será utilizada pelas equipes da binacional em atividades relacionadas à segurança hídrica e à produção de energia.

O convênio NORTE inclui o desenvolvimento de pesquisas em áreas relacionadas às atividades da Itaipu. Para isso, foram contratados uma engenheira cartógrafa e agrimensora, um analista em geotecnologia e um técnico de topografia. Em breve, a equipe estará completa, com a inclusão de um analista de desenvolvimento GIS. O grupo também inclui oito bolsistas, especialistas da Itaipu e professores da UTFPR.

Para escolher locais para instalação de estações de monitoramento GNSS, a Divisão de Estudos da Diretoria de Coordenação da Itaipu procurou áreas que atendessem a levantamentos topográficos e geodésicos em toda a extensão dos imóveis de propriedade da Itaipu. A doação de equipamentos de levantamentos topográficos e geodésicos pela Itaipu também colaborará com as atividades de campo dos estudantes nas áreas de Topografia, Geodésia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Em dezembro de 2023, os profissionais da Itaipu participaram de uma atividade de campo com professores e alunos da universidade para marcar a celebração do convênio e o início das obras de construção do bloco. Durante o evento, o técnico Sergio Dias Alicino fez uma aula de demonstração de utilização de uma estação total com o receptor GNSS e realizou a materialização da direção do norte/sul no local onde será edificado o pilar que receberá o equipamento GNSS.

A Itaipu, com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde 1984, já produziu 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Compartilhe esta publicação