Governo anuncia plano de prevenção e combate à violência contra a mulher

InícioNotíciasGoverno anuncia plano de prevenção e combate à violência contra a mulher

O Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios foi lançado pelo Ministério das Mulheres nesta terça-feira (19), como parte das celebrações do Março das Mulheres: #BrasilporElas, na luta contra a misoginia e pela igualdade.

O objetivo do plano é evitar mortes violentas de mulheres por questões de gênero e garantir seus direitos e acesso à justiça.

Durante a cerimônia, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o impacto do fascismo nos últimos anos, afirmando que as mulheres foram as mais afetadas. Ela ressaltou a importância de construir valores e costumes que promovam esperança e dignidade, apesar dos desafios.

O plano será coordenado pelo Ministério das Mulheres, com a participação de diversos outros ministérios, visando a eliminação do feminicídio e de todas as formas de violência contra as mulheres.

Representando as mulheres indígenas, a secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary, destacou a necessidade de fortalecer iniciativas que preservem os saberes e práticas tradicionais dos povos indígenas e combatam a violência e a discriminação contra as mulheres.

O plano de ação terá um investimento de R$ 2,5 bilhões e contemplará 73 medidas distribuídas em dois eixos: estruturante e transversal. O primeiro busca prevenir a violência contra as mulheres, enquanto o segundo foca na produção de dados, conhecimento e normas relacionadas ao tema.

Compartilhe esta publicação