Defesa Civil de Curitiba adquire novos equipamentos para monitorar condições climáticas

InícioNotíciasDefesa Civil de Curitiba adquire novos equipamentos para monitorar condições climáticas

A Defesa Civil de Curitiba, por meio de recursos repassados à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), adquiriu uma nova estação meteorológica, duas hidrológicas e uma pluviométrica para integrar o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev), fortalecendo as medidas que tornam a cidade mais resiliente.

O investimento nos novos equipamentos totaliza R$ 195 mil e complementa as dez estações meteorológicas já existentes em todas as regionais da cidade, além de uma estação hidrológica instalada na regional central de Curitiba.

“A Defesa Civil de Curitiba está preparada não só para aquilo que está acontecendo agora, mas para o futuro que a ciência está prevendo para o nosso planeta”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

As novas estações meteorológicas, que monitoram chuva, raios ultravioleta, vento, temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica e radiação solar, ampliaram a capacidade de monitoramento, prevenção e resposta a desastres climáticos na cidade.

Além disso, um termo de cooperação técnica com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) está em fase final de elaboração, visando o compartilhamento de informações entre as entidades.

Curitiba também conta com a lei municipal que estabelece o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana (CPDCM), e os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que desempenham um papel importante na preparação da população para agir em situações de risco.

Adicionalmente, desde novembro de 2023, a Defesa Civil pode realizar bloqueios virtuais de vias interditadas por emergências naturais por meio do aplicativo Waze, oferecendo uma forma de proteção digital à população. Para reportar emergências, os cidadãos podem acionar a Central 156, a Defesa Civil (199), a Guarda Municipal (153) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhe esta publicação