O Simepar divulgou nesta segunda-feira (4) o balanço das chuvas e temperaturas em fevereiro no Paraná.
Em fevereiro de 2024, as chuvas no Paraná apresentaram variações significativas, houve precipitação acima da média no centro-sul e leste do estado, abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Em cidades como Palmas, as chuvas se aproximaram dos 200 mm, enquanto Guaratuba e Paranaguá registraram mais de 300 mm.
No entanto, no oeste do estado, o déficit de chuvas foi mais notável. Locais como Foz do Iguaçu e Cascavel receberam quantidades significativamente abaixo das médias históricas. Apesar das chuvas ao longo do mês, muitas delas foram localizadas, típicas do verão. Houve tempestades em Curitiba (03/02) e registros de alagamentos em Londrina (20/02) e Guarapuava (25/02). Uma frente fria mais organizada passou pelo estado em 27/02.
Quanto às temperaturas, as médias estiveram acima dos valores históricos na maior parte do interior paranaense. A maioria das cidades registrou uma anomalia de temperatura entre 1 e 2°C acima das médias históricas. No oeste do estado, as temperaturas máximas apresentaram anomalias positivas acima de 2°C. A temperatura mais baixa do mês foi registrada em Palmas, atingindo 13,1°C (15/02), enquanto em Antonina as temperaturas alcançaram 41,3°C em 13/02.