Campanha educacional destaca a importância da frequência na comunidade escolar

InícioNotíciasCampanha educacional destaca a importância da frequência na comunidade escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) dá início, nesta segunda-feira (08) até sexta-feira (12), à Semana D – Mobilização Pela Frequência Escolar, cujo propósito é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da frequência às aulas na rede estadual de ensino. Esta é a terceira edição do evento, que conta com a participação ativa de alunos, professores, colaboradores, núcleos regionais, autoridades e membros da comunidade.

A Semana D consiste em diversas medidas realizadas tanto dentro das escolas quanto fora delas, incluindo campanhas de incentivo, distribuição de panfletos e ampla divulgação nas mídias. O objetivo é estimular o diálogo entre entidades públicas e privadas com a comunidade, destacando que a frequência escolar não apenas contribui para o aprendizado acadêmico, mas também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

“Em 2023, 87% dos alunos matriculados na rede estadual participaram regularmente das aulas. Este número representa um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior e é superior a 2019, quando começamos a monitorar os dados de frequência. Nosso objetivo é continuar melhorando a presença dos alunos na escola, e por isso, o esforço coletivo é fundamental”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

Além das atividades presenciais, a Seed-PR realizará palestras online, entre os dias 08 e 11, voltadas a professores, pedagogos, educadores e colaboradores das escolas. Nessas palestras serão abordadas boas práticas para garantir a alta frequência em sala de aula.

“A consistência na participação das aulas auxilia os alunos a manterem um ritmo regular de estudos e a acompanharem o progresso do currículo de forma contínua. A ausência regular pode resultar em lacunas no entendimento do material e dificuldades no desenvolvimento acadêmico e profissional no futuro”, destaca Miranda.

Interessados em participar podem buscar informações nas escolas da rede estadual de ensino ou nos Núcleos Regionais de Educação. Para assistir às palestras, basta escanear os códigos QR disponíveis no site ou acessar o link fornecido.

Desde que começou o monitoramento da frequência escolar na rede estadual em 2019, os índices de assiduidade têm apresentado crescimento. Em 2023, o índice foi de 86,5% entre os 935.550 alunos matriculados, representando uma tendência positiva nos últimos anos.

Compartilhe esta publicação