O Paraná pode se tornar o primeiro estado do Brasil a implementar uma rede de computadores de alto desempenho para impulsionar pesquisas em diversas áreas. Em sua segunda jornada na Índia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia no país, visando introduzir a tecnologia dos supercomputadores nas sete universidades estaduais.
Essa iniciativa tem o potencial de promover avanços significativos em campos como Inteligência Artificial, pesquisa genômica e produção de medicamentos para o combate ao câncer. A parceria, envolvendo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), visa à transferência de tecnologia para a montagem dos supercomputadores no Paraná, além do treinamento dos usuários dessas estruturas.
Durante a visita à sede do C-DAC, em Pune, Ratinho Junior e a comitiva paranaense conheceram o Supercomputador Airawat, um dos maiores do mundo em inteligência artificial para empresas.
O governador ressaltou que a implementação de uma rede de alta performance elevará o Paraná a um novo patamar de pesquisa em áreas como saúde, agricultura, educação e indústria. Ele afirmou que o projeto pioneiro colocará o estado na vanguarda da inovação tecnológica, impulsionando pesquisas e inovações em diversas áreas, desde a medicina até o agronegócio.
Além da rede de computação de alto desempenho, o Estado também está previsto para receber um centro de treinamento em Tecnologia da Informação (TI) de última geração, aproveitando a expertise do C-DAC.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, a implantação dos supercomputadores em todas as sete universidades estaduais fortalecerá significativamente o sistema de ciência e tecnologia do Paraná, impulsionando o processamento de dados e acelerando os resultados.
O diretor-geral do C-DAC, Shri Magesh, enfatizou a ampla atuação do centro em áreas como saúde, agricultura, educação e treinamento, destacando sua vasta experiência e a sólida estrutura de governança financeira.