Governo declara situação de emergência em saúde pública para a dengue no Paraná

InícioGovernoGoverno declara situação de emergência em saúde pública para a dengue no Paraná

Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue, em resposta ao aumento significativo de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. A medida, estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio do decreto 5.183/2024, terá vigência por 90 dias, visando fortalecer as ações de controle e combate à enfermidade.

O decreto destaca a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e o cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida também agiliza a destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, simplificando procedimentos como a aquisição de insumos e medicamentos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou que a declaração é uma medida preventiva para reforçar o combate à dengue, destacando os esforços realizados pelo Estado para reduzir os casos da doença.

No último boletim epidemiológico, foram registradas 34.996 novas notificações, totalizando 90.972 confirmações e 49 óbitos desde o início do período sazonal 2023/2024, em agosto passado. Dos 399 municípios paranaenses, 397 registraram notificações por dengue, sendo 366 com casos confirmados, representando quase 92% do Estado. A incidência de casos autóctones atingiu 697 por 100 mil habitantes, e 26 municípios já decretaram situação de emergência.

O Paraná é o 4º estado do país com a maior incidência de dengue, conforme dados do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Para reforçar as ações de combate à dengue, o secretário anunciou uma mobilização entre Estado e municípios para o próximo sábado (16), unindo equipes para intensificar as ações de limpeza e conscientização contra a doença.

Na última semana, a Sesa anunciou um pacote de R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios, visando ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, além de garantir a compra de medicamentos, incentivos a hospitais de referência e aquisição de tablets para otimizar o trabalho de agentes de campo.

A população foi alertada sobre os principais sintomas da dengue e incentivada a procurar assistência médica em caso de suspeita da doença.

Compartilhe esta publicação