Concessões rodoviárias iniciais do Paraná projetam a criação de 190 mil postos de trabalho

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As concessões rodoviárias planejadas para os dois primeiros lotes no Paraná têm o potencial de gerar aproximadamente 190 mil empregos, conforme estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto prevê que o Lote 1, que abrange diversas regiões do estado, possa criar cerca de 81,7 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Para o Lote 2, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 110 mil empregos.

O primeiro lote, compreendendo 473 quilômetros de rodovias em áreas como Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, será leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo nesta sexta-feira (25), com projeção de investimentos da ordem de R$ 7,9 milhões. O segundo lote, com 605 km de extensão de rodovias, está programado para leilão no final de setembro, também na B3, com previsão de investimentos de R$ 10,8 bilhões.

Em relação aos próximos lotes, que ainda estão sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e aguardam uma data para leilão, estima-se que possam gerar mais 395 mil empregos, tanto diretos quanto indiretos.

Os detalhes foram compartilhados pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o evento “Paraná em Foco: da indústria ao turismo, as oportunidades de investimentos para o estado em debate,” promovido pelo jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (23).

O evento teve como destaque o destaque de que o programa de concessões abrange diversas regiões do Paraná, permitindo a disseminação dos investimentos e aprimorando a segurança em toda a malha rodoviária, tanto em rodovias estaduais quanto em estradas federais.

O pacote de concessões engloba um total de quase R$ 50 bilhões em investimentos em duplicações, novas pistas, acostamentos e serviços de manutenção em 3,3 mil quilômetros de rodovias em todo o estado.

As novas obras têm um prazo de início de até três anos e devem ser concluídas até o sétimo ano de contrato. Com um impacto significativo no desenvolvimento da infraestrutura do Paraná, o programa visa melhorar a condição rodoviária do estado e fomentar a economia local.

O secretário também mencionou o programa estadual de melhorias nas rodovias, detalhando projetos em andamento e concluídos que reforçam a infraestrutura do estado. Entre eles, destacam-se a revitalização em concreto da PRC-280, novos contornos rodoviários e a duplicação de trechos da BR-277.

Sandro Alex enfatizou a importância do plano de investimentos logísticos para a integração de diferentes modais, como o projeto da Nova Ferroeste, um corredor de exportação ferroviário que conectará o Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul e outras regiões, abrangendo um total de 1.567 quilômetros de trilhos.

Foto: Jonathan Campos / SECOM.

Texto adaptado de: AEN.

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