Comitiva do governo realiza visita a empresa norte-americana referência global em irrigação

InícioGovernoComitiva do governo realiza visita a empresa norte-americana referência global em irrigação

A comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, continua sua agenda no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, com foco em conhecer tecnologias para sistemas de irrigação. Na quarta-feira (21), o grupo se encontrou com representantes da Valley Irrigation, uma importante empresa do setor com presença global, incluindo o Brasil.

O interesse central da delegação paranaense, composta por membros do Governo do Estado, setor produtivo e cooperativas agrícolas, além da Ag4Up, é nos pivôs de irrigação, uma tecnologia moderna amplamente adotada nos EUA e em alguns lugares da Europa. Os pivôs são sistemas mecanizados que se movem em círculos em torno de um ponto central, irrigando grandes áreas de terra de forma uniforme e eficiente.

O governador Ratinho Junior destacou que, com o uso adequado dessa tecnologia, o Paraná pode aumentar sua produção agrícola, diversificar culturas, gerar empregos e renda, contribuindo para a segurança alimentar nacional e global.

Os benefícios potenciais dessa tecnologia são significativos, com estimativas de aumento de produtividade em diversas culturas. Na soja, por exemplo, onde a colheita recorde de 1,2 milhão de toneladas em janeiro representou exportações de US$ 542,2 milhões para o Estado, espera-se um aumento de produtividade de 20% em relação às áreas não irrigadas. Para o milho, outro componente importante da safra estadual, os ganhos podem chegar a 70%.

Além disso, a pressão crescente pelo uso sustentável da água globalmente torna a implantação de sistemas de irrigação ainda mais crucial. Os pivôs de irrigação permitem o controle preciso do uso de água, reduzindo a evaporação e os custos de produção. Também possibilitam a aplicação eficiente de fertilizantes e defensivos agrícolas, otimizando o uso desses insumos.

Darren Siekman, vice-presidente de Estratégia da Valley Irrigation, ressaltou a longa relação da empresa com o Brasil e seu potencial para impulsionar a produção agrícola paranaense. Ele destacou a importância da intermediação do Governo do Estado para acelerar a modernização no campo e enfatizou a possibilidade de o Paraná se tornar líder na produção de grãos na América Latina.

A visita da comitiva paranaense aos EUA também incluiu reuniões com outras importantes empresas do setor, como a Lindsay Corporation, e autoridades do estado do Nebraska, visando trocar experiências e discutir formas de facilitar a implementação de sistemas de irrigação.

Compartilhe esta publicação