UniCuritiba sedia congresso internacional sobre fisioterapia veterinária

InícioGeralUniCuritiba sedia congresso internacional sobre fisioterapia veterinária

Curitiba será palco do 1º Congresso Internacional da Anfivet – Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária, focando em saúde, bem-estar e novos tratamentos para controle da dor em animais. O evento ocorrerá de 28 a 30 de setembro no auditório do UniCuritiba, em parceria com a Anclivepa Paraná – Associação Nacional de Médicos Veterinários de Pequenos Animais. As inscrições já estão disponíveis no site https://anfivet.com/congresso/, com valores diferenciados para estudantes e associados das entidades.

A fisioterapia veterinária, recomendada especialmente no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas, proporciona alívio da dor, redução de inflamações e previne a atrofia muscular, melhorando a função cardiovascular em animais de pequeno e grande porte.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, o médico veterinário Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade explica que no caso de tratamentos ortopédicos, a fisioterapia aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força e a resistência muscular.  “A fisioterapia reduz o tempo de recuperação dos animais em casos de fratura e no pós-cirúrgico, além de ser altamente eficaz quando associada a outras técnicas clínicas.”

Foco na qualidade de vida

Unicuritiba Sedia Congresso Internacional Sobre Fisioterapia Veterinária
Unicuritiba sedia congresso internacional sobre fisioterapia veterinária

Nos últimos anos, essa especialidade vem ganhando popularidade no Brasil, sendo eficaz na reabilitação de lesões, traumas, fraturas e na prevenção de problemas de mobilidade ou postura, melhorando a qualidade de vida dos animais.

Além disso, a fisioterapia veterinária é indicada para animais que participam de competições, como cães e cavalos, contribuindo para a preparação física e prevenção de lesões. Em animais idosos, reduz dores, melhora a mobilidade e aumenta a qualidade de vida.

Stefan René Schwanz, sócio fundador da Anfivet e organizador do congresso, ressaltou a importância da avaliação completa e personalizada, conduzida por médicos veterinários especializados em fisioterapia. Diversas técnicas, como hidroterapia, terapia manual, termoterapia e laser, quiropraxia e microfisioterapia, são aplicadas conforme a necessidade do animal.

O professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade também destacou que a fisioterapia é uma aliada na redução do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem causar problemas de saúde se utilizados por longos períodos.

O 1º Congresso Internacional da Anfivet acontecerá no UniCuritiba, localizado na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças, de 28 a 30 de setembro.

Para mais informações e inscrições, acesse https://anfivet.com/congresso/.

Texto adaptado de: Jornal Noroeste.

Compartilhe esta publicação