Programa de inovação em 5G é lançado pelo Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional

InícioGeralPrograma de inovação em 5G é lançado pelo Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em colaboração com a Itaipu Binacional, anunciou o lançamento do Itaipu Let5Go Startups, o maior programa de inovação aberta em 5G no Brasil. Esse programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de startups com soluções 5G aplicadas ao mercado e foi apresentado durante o evento Café Com 5G no Parque Tecnológico Itaipu. O evento contou com especialistas em telecomunicações e empreendedorismo para discutir os desafios e oportunidades do 5G no Brasil e no mundo.

O Itaipu Let5Go Startups oferece recursos de até R$ 300 mil por projeto, além de acesso à infraestrutura completa do PTI. Startups podem utilizar esses recursos para testar, validar e desenvolver suas tecnologias, contando com apoio de mentorias técnicas e de negócios, seguindo a metodologia Santos Dumont de incubação e aceleração do PTI, que é certificada pelo CERNE4.

O laboratório PTI 5GLab, localizado no Parque Tecnológico Itaipu, proporcionará acesso à rede privativa de 5G (standalone) para o desenvolvimento de PoC’s (Provas de Conceito), bem como a realização de pesquisas em áreas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade. Esses benefícios oferecem às startups participantes do Itaipu Let5Go Startups uma oportunidade única de transformação no cenário tecnológico do Brasil.

Eduardo de Miranda, diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, ressaltou que, em um ambiente cada vez mais competitivo para startups brasileiras, esse programa representa um marco significativo para a inovação aberta no país. Ele afirmou que o mundo está se preparando para adotar a próxima geração de tecnologia 5G, e o programa Itaipu Let5Go Startups está pronta para liderar essa transição, acelerando o crescimento das startups e impulsionando o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo da Itaipu Binacional, explicou que o programa não apenas acelerará o desenvolvimento tecnológico, mas também criará um ambiente propício para a colaboração entre startups e empresas já estabelecidas, conectando-as em busca de soluções inovadoras.

Alberto Rodrigues, diretor de desenvolvimento de negócios da Nokia LATAM, expressou sua expectativa de que o Itaipu Let5Go Startups não apenas acelere a adoção do 5G, mas também posicione as startups como protagonistas nessa revolução tecnológica.

As inscrições para o programa estão abertas até 15 de novembro e devem atender aos desafios propostos, que incluem áreas como energia, logística para infraestruturas críticas, indústria 4.0 e meio ambiente. Startups interessadas podem obter mais informações e acessar o edital completo através do link: www.pti.org.br/letsgostartups.

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Texto adaptado de: Jornal Noroeste.

Compartilhe esta publicação