Governo do Paraná lança cadernetas de saúde atualizadas para crianças, gestantes e idosos

InícioGeralGoverno do Paraná lança cadernetas de saúde atualizadas para crianças, gestantes e idosos

Nesta sexta-feira (15), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), lançou as novas Cadernetas de Saúde da Criança, Carteira da Gestante e Caderneta da Pessoa Idosa. As atualizações destes documentos visam oferecer mais orientações e espaços para registros relevantes durante o atendimento em unidades de saúde em todos os 399 municípios do estado.

O evento de lançamento, denominado “Paraná que Cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa,” ocorreu em Cascavel, região Oeste do Paraná, reunindo gestores e profissionais de saúde de diferentes localidades. Outros eventos semelhantes estão programados para ocorrer ainda este mês nas cidades de Maringá, Londrina e Piraquara, abrangendo todas as macrorregiões do estado.

As novas versões desses documentos foram elaboradas por equipes de especialistas da Sesa e oferecem atualizações importantes, incluindo mais orientações para famílias e espaço adicional para o registro de informações relacionadas à saúde, bem como questões sociais, assistência social e educação.

“Reafirmamos o nosso compromisso de cuidar da população paranaense em todos os ciclos de vida. Sob a orientação do governador Ratinho Junior, reforçamos as iniciativas e ações voltadas à Atenção Primária à Saúde, em conjunto com os municípios do Paraná. Este é um poderoso documento que deve estar sempre presente e atualizado,” ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Atenção ao idoso

A Caderneta da Pessoa Idosa, por exemplo, introduz o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20), que fornece informações detalhadas para identificar idosos em situação de fragilidade. Além disso, visa facilitar a comunicação entre pessoas com mais de 60 anos, cuidadores, familiares e profissionais de saúde.

Caderneta da criança

A Caderneta da Criança inclui uma escala M-CHAT-R/F, um instrumento que auxilia na identificação de sinais de risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre crianças de 16 a 30 meses. Além disso, fornece informações para pais e cuidadores de crianças com deficiência e orientações para o desenvolvimento social e educacional.

Gestante

A Carteira da Gestante agora inclui uma avaliação da saúde mental materna, oferecendo um cuidado mais amplo durante a gravidez e destacando a importância do plano de parto.

Foto: SESA-PR

Texto adaptado de: AEN.

Compartilhe esta publicação