Governador Ratinho Junior apresenta medidas de apoio para vítimas das enchentes em União da Vitória

InícioGeralGovernador Ratinho Junior apresenta medidas de apoio para vítimas das enchentes em União da Vitória

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste sábado (21) uma série de medidas de apoio às vítimas das fortes chuvas durante sua visita a União da Vitória, no Sul do Estado. As ações incluem descontos nas contas de água, suspensão do corte de abastecimento para as áreas afetadas, doações de alimentos e crédito para reconstrução de cidades.

Ratinho Junior destacou o trabalho feito pelas equipes da Defesa Civil para retirada das pessoas de suas casas antes da água chegar. “Essa é uma visita de solidariedade à população de União da Vitória. Desde o começo estamos com a equipe da prefeitura, Defesa Civil, e Segurança Pública. Nós ampliamos as equipes antes mesmo de as chuvas começarem a encher o rio. Em um primeiro momento conseguimos tirar as pessoas de suas casas e, em seguida, estamos mandando o necessário para elas continuarem as suas vidas”, disse Ratinho Junior.

“É um momento de muita tristeza por vermos as famílias fora de suas casas, mas também de muito conforto e alegria para o coração de vermos que, quando o Estado está com alguma dificuldade o povo se une para se ajudar”, ressaltou o governador.

Entre as medidas adotadas pela Sanepar, a empresa de água e saneamento do estado, estão:

  • Suspensão do corte de água para residências e comércios afetados pela chuva e cadastrados pela Defesa Civil;
  • Redução do valor da tarifa de água, com um valor simbólico de R$ 1 nos próximos dois meses para as famílias afetadas;
  • Fornecimento de água envasada potável para a população;
  • Auxílio na limpeza de vias públicas com caminhões de hidrojato.

O objetivo dessas ações é minimizar as perdas nas comunidades afetadas pelas enchentes. Além disso, o governo está considerando a postergação do pagamento de ICMS por parte das empresas atingidas pelas enchentes, bem como parcerias com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para a construção de moradias.

Ratinho Junior anunciou a criação de um Grupo de Trabalho, composto por diversos órgãos estaduais e a prefeitura, para avaliar medidas que possam ser adotadas no futuro para prevenir enchentes de grande magnitude.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, explica que desde o início das chuvas o Estado já vinha trabalhando junto aos demais órgãos para garantir a segurança da população. “A Defesa Civil atendeu com ajuda humanitária todos os municípios afetados, com colchões, kits dormitório, de limpeza, e nosso trabalho agora, assim que as águas baixarem, será de colaborar na reconstrução dessas localidades”, disse Schunig.

“Temos a previsão de chuva ainda nesta semana e continuaremos a monitorar e atender no que for preciso. Pedimos que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, para que não voltem prematuramente para suas residências e acabem colocando em risco suas vidas”, orientou o coordenador estadual.

O boletim mais recente da Defesa Civil indicou que há 2.148 pessoas desalojadas e 710 desabrigadas no momento. A cidade conta com 21 abrigos em escolas, ginásios, centros comunitários e igrejas. No total, mais de 5 mil residências foram danificadas em todo o estado, com 90 cidades atingidas e mais de 118 mil pessoas afetadas. A previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias.

Este conjunto de medidas se soma às ações anunciadas na semana anterior, incluindo o envio de cestas básicas e hortifrutigranjeiros da Ceasa Paraná, recursos para reconstrução de estradas rurais, auxílio às famílias afetadas, empréstimos subsidiados para empresários prejudicados e outros auxílios econômicos.

No entanto, é importante observar que as previsões indicam mais chuvas nas próximas semanas, o que poderá aumentar os desafios enfrentados pelas equipes de socorro e pelas comunidades afetadas.

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste.

Compartilhe esta publicação