Deltan pode concorrer à prefeitura de Curitiba em 2024, apesar do registro cassado

InícioGeralDeltan pode concorrer à prefeitura de Curitiba em 2024, apesar do registro cassado

O ex-procurador e ex-coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, pode se lançar como candidato à prefeitura de Curitiba em 2024, apesar do registro de sua candidatura a deputado federal ter sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi obtida com exclusividade pelo Bem Paraná junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

De acordo com o entendimento do TRE, embora Dallagnol tenha tido seu registro de candidatura à Câmara Federal em 2022 cassado pelo TSE, ele não perdeu seus direitos políticos nem ficou inelegível. Segundo o tribunal, o ex-procurador “não teve o mandato cassado, mas apenas o registro de candidatura indeferido. Ele pode requerer registro na próxima eleição e será analisado novamente, podendo ser aceito ou não”.

Portanto, em tese, ele pode concorrer à sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD) no próximo ano. No entanto, isso não garante sua candidatura, já que o registro dependerá da aprovação da Justiça Eleitoral e provavelmente enfrentará pedidos de impugnação de seus adversários políticos.

Dallagnol competiria pelo eleitorado que também apoia o governador Ratinho Júnior (PSD) e Greca, que já anunciou seu pré-candidato, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Texto adaptado de: O Repórter

Compartilhe esta publicação