Cursistas da brigada escolar participam de treinamento prático

InícioGeralCursistas da brigada escolar participam de treinamento prático

Professores e profissionais da educação que participam do Programa Brigada Escolar passaram por treinamento prático na semana passada. A capacitação aconteceu no Centro Estadual Educacional Profissional (CEEP) Ozorio Gonçalves Nogueira, em Bandeirantes, durante os dias 11, 12 e 13. A formação reuniu seis profissionais de cada estabelecimento de ensino, juntamente com diretores e coordenadores, representando cidades como Bandeirantes, Santa Mariana, Santa Amélia e Itambaracá. Ao todo, 42 escolas estiveram representadas, com um total de 190 participantes.

O Programa Brigadas Escolares-Defesa Civil na Escola, instituído pela lei 17.424/2015 e alterado pela lei 20.863/2021, expandiu suas atividades para as instituições de ensino da rede pública municipal. Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros. Seu objetivo principal é promover ações de prevenção e condições para enfrentar situações emergenciais, garantindo a integridade física e o bem-estar da comunidade escolar. O programa envolve redes estaduais e municipais públicas de ensino, bem como a Escola Pequeno Príncipe/APAE.

Durante o curso, foram abordados temas como primeiros socorros, com treinamento prático em manobras e ações para lidar com situações de engasgamento, convulsões, traumas, incêndios, ataques e invasões escolares.

Bandeirantes e Assaí foram os primeiros municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cornélio Procópio a aderirem ao programa para a Rede Municipal. O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta, esteve presente no segundo dia da capacitação e destacou o compromisso da Secretaria de Educação em garantir a segurança dos alunos e da comunidade escolar. Ele também agradeceu a dedicação de todos os profissionais envolvidos, reconhecendo o esforço extra dos educadores para assegurar a segurança dos alunos.

Texto adaptado de: Folha do Norte do Paraná.

Compartilhe esta publicação