A missão internacional do Paraná na China, liderada pelo vice-governador Darci Piana, realizou uma série de reuniões com representantes de empresas chinesas e o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, com o objetivo de buscar investimentos e cooperações tecnológicas sustentáveis.
O primeiro encontro ocorreu com executivos do China Railway Group (CREC International), um dos maiores conglomerados corporativos do mundo, com atuação em diversos setores, incluindo pesquisa, engenharia e finanças. A CREC planeja investir em projetos relacionados ao desenvolvimento de ferrovias, mineração e energias renováveis no mercado brasileiro.
Durante a reunião, o vice-governador Darci Piana apresentou o projeto da Nova Ferroeste, um corredor de exportação que visa conectar o Sul ao Centro-Oeste brasileiro, aumentando a extensão da atual Ferroeste.
Além disso, foram discutidas oportunidades na área de energias renováveis, com destaque para o hidrogênio verde. O governo e a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) estão trabalhando na formatação de um projeto para impulsionar essa cadeia produtiva.
Outro encontro importante ocorreu com a CITIC Group Corporation, uma empresa estatal de investimento da China, especializada em projetos logísticos, construção de estradas, usinas de energia e outros setores. Durante a reunião, foram exploradas oportunidades de investimento e parcerias com o estado do Paraná, com foco em energias renováveis e saneamento.
Por fim, houve uma reunião com executivos da China Huadian Corporation (Huadian Group), uma das maiores estatais de geração de energia da China, que produz cerca de 10% da energia total do país. A Huadian Corporation planeja investir em projetos de energias renováveis, como energia fotovoltaica e hidrogênio, além de atuar na área de transmissão de energia e logística portuária.
Texto adaptado de: Jornal Noroeste.