Nesta segunda-feira (29), faltam exatamente 179 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, marcado para 26 de julho, na capital francesa.
A maior competição multiesportiva do mundo vai reunir atletas de mais de 200 países disputando medalhas em 48 modalidades.
A esgrima, esporte emblemático dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna em 1896, está em ascensão no Brasil, e Curitiba tem participado ativamente desse desenvolvimento.
Um dos favoritos para representar o Brasil na esgrima com espada nos Jogos Olímpicos de Paris é o curitibano Alexandre Pereira de Camargo. O esgrimista, incentivado pelo Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba, vem se preparando intensivamente desde novembro, treinando em Roma, na Itália, com foco nas competições classificatórias em abril. Alexandre expressa boas expectativas para a competição, sua primeira vez nos mundiais que garantem vagas nas Olimpíadas.
No Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e o Instituto Mais Esporte, a esgrima é destaque desde 2018. Gabriela Franco de Moraes, 18 anos, prodígio da esgrima curitibana, conquistou recentemente a medalha de bronze no individual do Sul-Americano da Bolívia (2023), defendendo a Seleção Brasileira de Esgrima. Beneficiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte desde 2020, Gabriela ressalta a importância da SMELJ em sua carreira.
Outros talentos surgem no Centro, como Maria Vitória Chista de Castro, Henrique Lopes Marcinak e Manuela Hansen Matos, que sonham em seguir os passos de Gabriela e representar o Brasil nas Olimpíadas. As aulas no CEL Afonso Botelho, oferecidas gratuitamente, proporcionam uma base para formar novos atletas.
A esgrima, praticada gratuitamente em quatro regionais de Curitiba (Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão), é mais do que um esporte, é uma expectativa de carreira para jovens como Maria Vitória, que já ocupa o 3º lugar na categoria adulto do campeonato paranaense.
Além de ser um esporte cordial e disciplinado, a esgrima contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e da lateralidade dos alunos. O CEL Afonso Botelho tem 90 vagas, sendo 24 disponíveis e abertas para inscrições a partir de 7 de fevereiro no portal Curitiba em Movimento.
Curitiba já tem representantes garantidos nas Olimpíadas de Paris 2024 em diversas modalidades, destacando-se na ginástica rítmica, ginástica artística, pentatlo moderno, taekwondo paralímpico, triatlo paralímpico, canoagem paralímpica e parabadminton.
Foto: Hully Paiva / SMCS