Mais de 2 milhões de inscrições confirmadas para o concurso público Nacional Unificado

InícioEducaçãoMais de 2 milhões de inscrições confirmadas para o concurso público Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já acumula 2,1 milhões de inscrições confirmadas, marcando um dos maiores certames já realizados para o serviço público federal. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, esse número inclui tanto os candidatos isentos da taxa de inscrição quanto aqueles que já efetuaram o pagamento.

No total, 2,65 milhões de pessoas se inscreveram para o concurso, restando aproximadamente 550 mil inscrições a serem confirmadas. O prazo para pagamento da taxa, realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU), encerrou-se na sexta-feira (16).

O Ministério ressalta que os dados ainda são parciais, pois foram coletados durante o final de semana, sem contabilizar todas as compensações bancárias, que podem levar até dois dias úteis. Até o final de semana, aproximadamente 1,5 milhão de candidatos haviam pago a taxa, enquanto outros 600 mil tiveram direito à isenção.

Após a conclusão das compensações bancárias, o Ministério divulgará o balanço final de inscrições confirmadas, juntamente com o número total de inscritos por bloco temático.

Conhecido como “Enem dos Concursos”, o certame visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As provas, compostas por questões objetivas específicas e dissertativas, serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades de todas as unidades federativas.

Os candidatos poderão acessar os dados finais a partir de 29 de fevereiro pelo site da Cesgranrio, banca responsável pelo processo seletivo e pelo processo de inscrição, utilizando a conta gov.br.

A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir de 29 de abril, enquanto os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação serão divulgados em 3 de junho. O resultado final, indicando a classificação dos aprovados, está previsto para 30 de julho.

O concurso foi planejado para garantir igualdade de oportunidades e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos. Além disso, busca padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos.

O Ministério destaca a importância de os candidatos estarem familiarizados com o conteúdo do edital escolhido, disponibilizando oito documentos que detalham as regras para concorrer às diversas carreiras divididas por blocos temáticos.

Compartilhe esta publicação