Em 2023, o Paraná se destacou na geração de empregos para jovens entre 18 e 29 anos, com 71.748 vagas preenchidas, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse volume representa 81% do total de 87.599 empregos formais criados no estado durante o ano, colocando o Paraná como líder na contratação de jovens na região Sul, superando Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e alcançando a quarta posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os setores de serviços, indústria, comércio, construção e agropecuária foram os que mais absorveram mão de obra jovem no estado, destacando-se pela quantidade de empregos gerados. Segundo Mauro Moraes, secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, essa faixa etária tem sido crucial no mercado de trabalho, com destaque para as intermediações realizadas pelas Agências do Trabalhador no Paraná. Do total de encaminhamentos para emprego realizados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) estadual, jovens entre 18 e 29 anos representaram quase metade das colocações.
Moraes ressalta o sucesso das políticas de empregabilidade do governo estadual para jovens, indicando que o Paraná foi o estado que mais empregou jovens através do Sine em 2023, com 36% das intermediações. Ele atribui o bom desempenho ao esforço do governo em qualificar a mão de obra, com cursos gratuitos de qualificação profissional alinhados às demandas dos setores que mais contratam.
Em 2023, o governo paranaense disponibilizou 11 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação, com um investimento de R$ 4,8 milhões. Para 2024, estão previstas 8.108 vagas em novos cursos no projeto Qualifica Paraná 2024, que alcançará 220 localidades com unidades móveis de ensino do Senai-PR, parceiro da iniciativa, com um aporte de R$ 16,9 milhões.
Confira os dados do Caged para jovens em 2023:
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN.