Setor da construção civil projeta alta de 3% para 2024

InícioEconomiaSetor da construção civil projeta alta de 3% para 2024

A indústria da construção civil brasileira está projetada para crescer 3% em 2024, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Este aumento reflete uma melhora significativa em relação à previsão inicial de 1,3% anunciada no começo do ano, impulsionada pelo otimismo dos brasileiros quanto à economia do país. Um indicativo dessa expansão é o registro de mais de 24 mil novas empresas do setor em junho deste ano, conforme dados da Receita Federal do Brasil analisados pelo Sebrae.

Carlinho Santos, gestor Nacional de Casa e Construção do Sebrae, ressalta a influência da construção civil no desenvolvimento econômico nacional. “O setor da construção civil é um indutor de desenvolvimento para os demais setores da economia. O setor da indústria, dos alimentos, de turismo, entre outros, começam a se beneficiar das políticas públicas advindas do Nova Indústria Brasil e das ações do poder público.”

Santos também vê a expansão do setor como uma oportunidade para incrementar a participação de pequenos negócios na cadeia de valor da construção civil, contribuindo para uma indústria mais produtiva, competitiva e sustentável. O Sebrae promove essa integração através do Programa Brasil Mais Produtivo, que já atendeu cerca de 26 mil empresas no primeiro semestre, oferecendo consultoria especializada em produtividade e transformação digital.

A inovação é vista como essencial no setor, especialmente com a adoção de tecnologias como o Building Information Modeling (BIM), que melhora a colaboração e integração em todos os estágios do processo construtivo. “O empreendedor, em especial da construção civil, passa por inúmeros desafios que requer a adoção de tecnologias, inovações e novos jeitos de fazer. Frente a isso, o Sebrae e parceiros do Brasil Mais Produtivo possibilitam uma jornada estruturada e inovadora que visa aumentar a competitividade das pequenas indústrias brasileiras ao incrementarem medidas de produtividade, digitalização e sustentabilidade,” acrescenta Santos.

O Sebrae também disponibiliza outras iniciativas, como o Sebraetec e jornadas para acesso a novos mercados, além do programa, Construa Brasil, uma colaboração com o Governo Federal que visa simplificar a operação de negócios no setor da construção civil.

Compartilhe esta publicação