Vazio sanitário da soja começou neste domingo em determinadas regiões do Paraná

InícioNotíciasVazio sanitário da soja começou neste domingo em determinadas regiões do Paraná

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alterou as datas do vazio sanitário da soja no Paraná, dividindo o estado em três sub-regiões com períodos distintos para o início do vazio e a semeadura da oleaginosa. Essa mudança visa respeitar os diferentes microclimas e períodos adequados para o plantio.

Na Região 2, que inclui os municípios do Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste, o vazio sanitário começa em 2 de junho e vai até 31 de agosto. O plantio da soja está liberado de 1º de setembro a 30 de dezembro de 2024. Esta região inicia o vazio sanitário mais cedo em comparação às outras regiões.

Durante o vazio sanitário, é proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo para evitar a propagação do fungo Phakopsora pachyrhizi, que causa a ferrugem asiática da soja, principal doença que afeta a cultura devido ao seu impacto na produtividade e nos custos de controle.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fiscaliza o cumprimento dessa medida e aplica penalidades aos produtores que não eliminarem as plantas de soja durante o período estipulado. Renato Rezende Young Blood, chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (DESV) da Adapar, destaca a importância da adesão dos agricultores ao vazio sanitário, pois isso reduz a necessidade de fungicidas e ajuda a manter sua eficácia.

Além das lavouras, áreas de pousio, cultivos de inverno e beiras de estradas devem ser monitoradas para a eliminação de plantas voluntárias de soja.

A Portaria nº 1.111, de 13 de maio de 2024, estabeleceu as normas para o vazio sanitário no Paraná, após consultas a entidades representativas da agropecuária.

Na Região 1, que abrange municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral, o vazio sanitário ocorre de 21 de junho a 19 de setembro, com plantio permitido de 20 de setembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025. Na Região 3, que inclui municípios do Sudoeste, o vazio sanitário vai de 22 de junho a 20 de setembro, e a semeadura pode ocorrer de 21 de setembro a 19 de janeiro de 2025.

Marcílio Martins Araújo, coordenador da área de Prevenção e Controle de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Adapar, reforça que a presença de plântulas de soja deve respeitar exatamente os períodos definidos na portaria.

Confira as regiões e os períodos de vazio sanitário e semeadura AQUI .

Compartilhe esta publicação