A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começou a receber dados de leitura do hidrômetro enviados diretamente pelos clientes. A nova funcionalidade está disponível no aplicativo Sanepar Mobile e no site da companhia, na aba de Autoatendimento. Os dados enviados serão utilizados para a emissão de faturas digitais.
“Este é um grande passo para a Companhia no sentido de estreitar o relacionamento com o cliente. A adesão à autoleitura leva automaticamente o cliente à adesão à conta digital, um modo mais eficiente, rápido e mais correto em relação ao meio ambiente, além de promover a interação dos clientes com a Sanepar e estimular reflexões sobre sustentabilidade ambiental e consumo consciente”, destacou Wilson Bley, presidente da Sanepar. Ele também explicou que atualmente a companhia envia cerca de três milhões e meio de faturas impressas todos os meses e conta com 119.000 clientes que já recebem a versão digital.
A funcionalidade de autoleitura foi apresentada durante os eventos “Sanepar Perto de Você”, realizados em novembro nas cidades de Tijucas do Sul e Agudos do Sul. “Essa divulgação inicial do novo serviço comercial nas comunidades de Tijucas e de Agudos já trouxe reflexos positivos, com clientes aderindo à autoleitura durante os eventos. São quase 100 contas já na autoleitura e pretendemos que a adesão chegue ao maior número possível em todo o Estado”, informou o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti.
Na prática, o cliente informa no aplicativo ou no site os números pretos exibidos no marcador do hidrômetro. Esse processo deve ser repetido a cada 30 dias, sendo possível acessar as leituras anteriores. Caso o cliente esqueça de registrar o consumo no prazo, um agente de campo visitará o imóvel para realizar a leitura. A visita também ocorrerá em casos de registros incorretos.
“O sistema compara os números digitados com a média histórica. Se houver divergência, é emitido um alerta imediato de leitura fora do padrão da sua média e pergunta-se automaticamente ao cliente se ele deseja enviar mesmo assim. O cliente poderá corrigir a digitação. Se um erro não for corrigido dentro do prazo especificado na ferramenta, a leitura tradicional no imóvel será realizada e a Sanepar poderá checar o consumo efetivo a ser faturado”, explicou o gerente-geral Comercial, Thiago Semicek.
Ainda segundo Semicek, ao registrar a autoleitura, o cliente autoriza a Sanepar a apurar e emitir a fatura com base nesses dados. “A conta será enviada de forma digital por e-mail ou acessada pelos canais na modalidade de segunda via. O cliente que aderir ao serviço de autoleitura também vai poder compartilhar a responsabilidade de ler e acompanhar o consumo mensal os dados com outras pessoas, sejam seus familiares ou os residentes do imóvel”, completou. Ele acrescentou que a funcionalidade favorece a conscientização sobre o consumo de água, ajuda a identificar vazamentos e permite a revisão de hábitos de consumo. Além disso, evita deslocamentos de leituristas e reduz a impressão de contas físicas, promovendo benefícios ambientais.
Para utilizar a autoleitura, é necessário atualizar o aplicativo da Sanepar, disponível para Android e iOS.
A Sanepar também oferece outros canais digitais de atendimento: o telefone 0800 200 0115 (ligações gratuitas), o atendimento via WhatsApp no número (41) 99544-0115 e o e-mail