O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) integra uma comitiva de parlamentares paranaenses e empresários da Sociedade Civil do Paraná (Socipar) que se reunirá na próxima quarta-feira, 22, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Renan Filho. O grupo defenderá a duplicação do trecho da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, no Noroeste do Paraná.
Apesar de fazer parte do Lote 4 do novo programa de pedágios, a duplicação desse trecho não está prevista nas obrigações da concessão, alegando-se um baixo fluxo de veículos. O deputado Romanelli destaca estudos da Socipar que comprovam o dobro do fluxo de veículos em relação à contagem feita pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para a modelagem da concessão. “A duplicação é absolutamente fundamental”.
Romanelli também expressou preocupação com o adiamento da assinatura do contrato de concessão do Lote 1, vencido pelo fundo de investimentos Pátria. A empresa solicitou que a formalização ocorra somente em 26 de janeiro, um mês após a data inicialmente prevista. O deputado considera isso preocupante, especialmente considerando a manutenção das estradas durante um período de intenso tráfego de veículos, como nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
O parlamentar destaca a necessidade de lideranças paranaenses promoverem uma reunião de trabalho com o Ministério dos Transportes para encontrar soluções que garantam o tráfego seguro nas rodovias do estado. Além disso, ele reforça o alerta sobre a postergação dos leilões dos demais lotes do programa de concessão, previstos para o final de 2024. Romanelli ressalta a urgência de encontrar uma solução para melhorar as rodovias, considerando o contexto político e econômico.
Texto adaptado de: Folha do Norte.