O Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, contabilizou até o último domingo (29) um total de 1.875.631 visitantes em 2024, representando a segunda maior visitação anual desde sua criação. O parque, que abriga as Cataratas do Iguaçu, eleitas como uma das Sete Maravilhas do Mundo, foi reconhecido este ano como o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor. O número de visitantes ultrapassou o total registrado em 2023, quando 1.833.398 turistas visitaram o local. O recorde anual continua sendo de 2019, com 2.020.358 visitantes.
“O Paraná é o terceiro estado que mais recebeu turistas neste ano e, certamente, o Parque Nacional do Iguaçu tem uma grande importância nessa conquista, atraindo muitos turistas, sobretudo estrangeiros”, afirmou Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo. O aumento na visitação reflete a procura crescente por experiências de conexão com a natureza em um Patrimônio Mundial Natural de tamanha relevância.
Entre os visitantes registrados em 2024, 58% eram brasileiros, com maior concentração de turistas das regiões Sudeste e Sul do país. O parque também atraiu visitantes de 187 nacionalidades, sendo os principais públicos internacionais oriundos da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha.
A expectativa para 2025 é de mais crescimento, com projeção de atingir 2 milhões de visitantes, superando os números alcançados este ano. “Superar a visitação de 2023 com dias de antecedência é motivo de celebração e reconhecimento. Essa conquista demonstra o papel fundamental do Parque Nacional do Iguaçu como um dos principais destinos de turismo sustentável do mundo”, declarou Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão do parque. Ele destacou ainda os esforços para aprimorar as experiências e atrativos para os próximos anos.
Para lidar com o aumento na demanda, o parque anunciou a extensão de seu horário de funcionamento durante o período de férias. Até 31 de janeiro de 2025, os turistas podem desfrutar das visitas todos os dias, das 8h às 16h, ampliando as possibilidades para conhecer as Cataratas do Iguaçu e outras experiências ofertadas pelo local.