A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou cerca de 1,3 milhão de unidades de medicamentos ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (17).
A ação, realizada com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), visa fortalecer a estrutura de assistência do estado gaúcho e dar continuidade às medidas de auxílio.
O secretário da Saúde, Cesar Neves, afirmou: “Estamos comprometidos em ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Esses medicamentos, considerados os mais necessários no momento, serão disponibilizados para toda a população gaúcha. Estamos fazendo o possível para atender à demanda de insumos na região.”
A remessa inclui medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), que abrangem analgésicos, antibióticos, antitérmicos e anti-hipertensivos, entre outros.
Deise Pontarolli, coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, explicou que o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) coordenou a coleta dos remédios através das regionais de Saúde. Foi utilizado um formulário para registrar os medicamentos solicitados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e a quantidade disponível para doação.
Em maio, a Sesa também enviou 300 bolsas de sangue e seis bolsas de plaquetas concentradas ao Rio Grande do Sul por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e das aeronaves da Casa Militar.
Além disso, foram encaminhados insumos e medicamentos adquiridos pelo governo gaúcho de farmacêuticas paranaenses, bem como caixas de nutrição parenteral (NTP) e mantimentos arrecadados pela Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.