Paraná recebe 19 novos banheiros públicos para melhorar estrutura turística das praias e regiões históricas

InícioParanáParaná recebe 19 novos banheiros públicos para melhorar estrutura turística das praias e regiões históricas

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), está implementando ações para aprimorar a infraestrutura e atender melhor os visitantes das praias do litoral e de outras regiões turísticas. Como parte do programa Verão Maior Paraná, foram instalados 19 novos banheiros públicos em diversas localidades, como Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Campina Grande do Sul (no Portal da Estrada da Graciosa). O uso desses banheiros é gratuito, e as estruturas dispõem de ligação de água e esgoto, lavatórios e insumos necessários para o funcionamento, como papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza. Além disso, cada unidade conta com um funcionário para garantir limpeza e manutenção.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, os banheiros fazem parte de uma série de iniciativas prioritárias na infraestrutura turística. “Para receber bem um viajante e convencê-lo a visitar novamente o Paraná, é necessário uma série de ações que passam pela promoção, prestação qualificada de serviços, segurança e, claro, infraestrutura. Um turista não se encanta por um destino onde existe dificuldade de encontrar estruturas de apoio qualificadas, das mais variadas”, destacou. Nunes também ressaltou que os preparativos para a próxima edição do Verão Maior Paraná incluem ações gratuitas, reforçando que o Paraná está pronto para o aumento de visitantes. “Temos qualidade de serviço, potencial e também infraestrutura, que posicionam cada vez mais o Paraná como um destino ideal para diferentes épocas do ano”, completou.

Os novos banheiros resultaram da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada entre os dias 5 e 31 de janeiro de 2024. O levantamento, que contou com apoio da Adetur Litoral e prefeituras locais, apontou a necessidade de melhorar as condições das praias para atender à satisfação dos turistas. Entre os participantes entrevistados em locais específicos, a instalação de banheiros públicos foi uma das principais demandas identificadas devido ao grande fluxo de visitantes.

Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, relatou que a instalação dos banheiros tem recebido respostas positivas de moradores e turistas. “Antes dessa gestão, nunca houve uma atenção a esse tópico, que agora a Secretaria do Turismo está viabilizando. Temos recebido muitos depoimentos positivos sobre as estruturas, tanto de moradores, quanto de turistas”, afirmou. Ela destacou também que o Programa Paraná + Viagem tem contribuído para atrair visitantes ao litoral, incluindo grupos de idosos que já utilizaram os novos espaços e deram retornos favoráveis. “Os banheiros fazem parte das ações de infraestrutura do órgão, porque para receber turistas com qualidade, essas estruturas são necessárias”, complementou.

A contratação dos banheiros foi viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), com a previsão de instalar até 30 unidades. Inicialmente, 19 banheiros já estão funcionando, e o contrato, com duração de um ano, pode ser prorrogado conforme o interesse das partes envolvidas.

Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

– Paranaguá: dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e Praia de Brasília).
– Pontal do Paraná: dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá).
– Matinhos: seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II).
– Guaratuba: três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central).
– Morretes: uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima).
– Antonina: uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar).
– Guaraqueçaba: uma unidade (Centro).
– Campina Grande do Sul: uma unidade (Portal da Graciosa, próximo à PRF).

Compartilhe esta publicação