Em 2024, o Paraná foi amplamente reconhecido por diversas iniciativas nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, o ranking da consultoria Bright Cities classificou o estado como o mais sustentável do Brasil, superando São Paulo e Santa Catarina. A avaliação considerou os maiores municípios de cada Unidade Federativa, com Curitiba, Maringá e Londrina representando o Paraná e se destacando entre os melhores do país. O estudo utilizou indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU) que orientam as melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, demonstrando o compromisso do estado na promoção de políticas inovadoras.
Os investimentos na área de inovação cresceram 137% em relação ao ano anterior, alcançando um orçamento recorde de R$ 708,9 milhões para projetos voltados à ciência, tecnologia e ensino superior. Alex Canziani, secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, declarou: “O Paraná reafirma sua posição como referência nacional e internacional em inovação e sustentabilidade. Esses reconhecimentos refletem o esforço conjunto do Governo do Estado, dos municípios e de nossos parceiros para criar políticas públicas que impactem diretamente a qualidade de vida da população.”
Além disso, o Paraná ficou em terceiro lugar no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ligado ao Ministério da Economia. O levantamento analisou pilares como instituições, capital humano, infraestrutura e tecnologia.
Em novembro de 2024, o projeto social Óculos Amigo, desenvolvido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) em parceria com as secretarias do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), venceu a 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público da Enap por voto popular. Criado para atender alunos com cegueira total, o projeto entregou dispositivos de tecnologia assistiva Orcam MyEye 2.0 a 147 estudantes da rede pública, beneficiando 75 municípios e permitindo maior autonomia dentro e fora da sala de aula. A iniciativa teve um investimento de R$ 2,9 milhões.
Curitiba foi anunciada como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024 pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), em uma cerimônia realizada em Barcelona, na Espanha. A capital paranaense foi reconhecida por integrar tecnologias digitais e inovação para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. A cidade de Assaí, também destaque no cenário global, ficou no TOP7 do ranking do ICF e venceu a categoria Empreendedorismo na Escola no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, pelo projeto Assaí Tech. Já Curitiba levou a categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente com o projeto Curitiba Cidade Sustentável.
O estado também obteve destaque no ecossistema de startups. No Startup Ecosystem Index Report 2024, da StartupBlink, Curitiba, Maringá e Londrina figuraram na lista dos 1.000 melhores ambientes de negócios inovadores do mundo. Curitiba foi a 2ª colocada no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, subindo para a 137ª posição no cenário global. Maringá e Londrina também avançaram: Maringá alcançou o 19° lugar no Brasil e o 730° no mundo, enquanto Londrina subiu para o 23° no Brasil e o 907° global, ganhando 72 posições em relação ao ano passado.