Paraná inicia campanha de vacinação contra gripe com 332 mil doses destinadas ao público-alvo

InícioSaúdeParaná inicia campanha de vacinação contra gripe com 332 mil doses destinadas ao público-alvo

O Paraná recebeu na segunda-feira (24) um total de 332 mil doses de vacinas contra a gripe, marcando o início da campanha de reforço de vacinação para o público-alvo. Essa ação será contínua ao longo do ano, uma vez que a vacinação contra a gripe foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, deixando de ser exclusivamente sazonal.

O imunizante, entregue pelo Ministério da Saúde, será destinado a crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. As doses estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A distribuição para as Regionais de Saúde está prevista para começar na quinta-feira (27).

“O ato de vacinar-se contra a gripe é uma medida de proteção individual e coletiva. A vacina auxilia na redução de complicações, internações e mortalidade causadas pelas infecções pelo vírus influenza no público-alvo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para os grupos prioritários que não fazem parte da rotina, como trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, entre outros, a vacinação seguirá o modelo de campanha.

A meta estadual é imunizar 4.931.410 pessoas, alcançando, pelo menos, 90% de cada grupo prioritário, incluindo crianças, gestantes e idosos. Este ano, as vacinas trivalentes utilizadas no Paraná conterão as cepas A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem Victoria). Cada frasco possui 10 doses de 0,5ml e pode ser administrado juntamente a outras vacinas do Calendário Nacional ou medicamentos em geral.

É recomendado adiar a vacinação em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, além de para pessoas com casos confirmados de Covid-19 mediante RT-PCR ou teste rápido de antígeno (TR Ag).

Compartilhe esta publicação