Obras no Viaduto da PUC em Londrina alcançam 79,9% de execução; entrega prevista para março

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informou que as obras da nova interseção em desnível da BR-369 em Londrina, conhecida como Viaduto da PUC, atingiram 79,92% de execução. A medição refere-se às atividades realizadas em dezembro.

“Logo estamos chegando em 90%, com os grandes avanços sendo realizados agora em janeiro, apesar da chuva. É uma importante obra para a população de Londrina, solucionando o congestionamento, evitando acidentes e trazendo mais segurança para todos os usuários”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante visita técnica realizada nesta semana. Ele também afirmou que “já entregamos o Viaduto da Bratislava em Cambé, e agora em março vamos entregar o Viaduto da PUC aqui em Londrina”.

A estrutura do viaduto já está em estágio avançado. As vigas longarinas foram finalizadas e os trabalhos atuais estão concentrados na concretagem da laje, que suportará as faixas de tráfego da rodovia federal. Simultaneamente, os serviços de pavimentação seguem em ritmo acelerado nos acessos à pista superior do viaduto. A terraplenagem encontra-se praticamente concluída, e os dispositivos de contenção já foram finalizados.

A pavimentação também está sendo executada na rotatória norte, cuja realização havia sido adiada para adaptação ao sistema de abastecimento de água da Sanepar. A instalação do sistema de drenagem da interseção está na etapa final e será seguida pela construção da passagem inferior do viaduto. Essa passagem conectará as duas rotatórias, permitindo o trânsito entre a Avenida Jockei Clube (que dá acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego da rodovia.

Por se tratar de um viaduto do tipo diamante, a obra também permitirá que os motoristas entrem e saiam da BR-369 utilizando vias marginais conectadas às rotatórias, em ambos os sentidos da rodovia. Nas etapas seguintes, serão realizados os trabalhos de sinalização horizontal e vertical, instalação de dispositivos de segurança rodoviária e iluminação pública.

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