Nesta terça-feira (7), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um convênio com a cooperativa C.Vale e a Prefeitura de Palotina, no Oeste do Paraná, para a construção de um novo contorno viário na cidade, representando um investimento de R$ 147 milhões. A assinatura ocorreu durante a inauguração da nova esmagadora de soja da C.Vale, fruto de um investimento de cerca de R$ 1 bilhão da cooperativa.
O objetivo da obra é melhorar a segurança viária da cidade, desviando o tráfego de caminhões do centro de Palotina, o que deve agilizar o transporte de cargas no Oeste do Estado. O projeto estima que, até 2030, mais de 5,5 mil caminhões passem diariamente pelos mais de 15 quilômetros do contorno.
“O contorno é um desejo, uma necessidade, já de muito tempo da cidade. É um projeto muito moderno, sem interseções viárias, sem sinaleiros, que vai dar velocidade ao fluxo de caminhões, melhorando o trânsito e trazendo mais segurança aos cidadãos e trabalhadores de Palotina”, afirmou o governador.
O convênio prevê que a obra seja conduzida pela cooperativa, o que dá mais celeridade ao empreendimento, com abatimento de impostos proporcionais ao investimento feito pela C.Vale. O município, por sua vez, vai realizar as desapropriações necessárias para a obra.
“Esta é uma obra que estava prevista há muitos anos. Inicialmente, nós herdamos um projeto que era tímido para o crescimento de Palotina e da C.Vale, que em cinco ou dez anos demandaria novas intervenções. Agora nós estamos trabalhando com um projeto mais robusto que suporta o crescimento da região para os próximos 30 anos”, destacou Ratinho Junior.
O projeto inclui pistas de trânsito rápido, rotatórias e conexões nas saídas de Palotina para Assis Chateaubriand e Terra Roxa, pela PR-364, para Umuarama, pela PR-182.
Esmagadora de soja
O novo empreendimento terá capacidade para armazenar 4 milhões de sacas de soja em grão e 68 mil toneladas de farelo, além de conter quatro tanques com capacidade de armazenamento de 12 milhões de litros de óleo de soja.
A esmagadora, que é a terceira maior do país e a mais moderna do Brasil, gerou cerca de 600 novos empregos na cidade e permitirá que a cooperativa produza seu próprio farelo para a produção de proteína animal e exporte óleo e farelo, aumentando a renda para o Paraná.
O prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti, destacou que os investimentos da cooperativa e o acordo assinado pelo Governo do Estado impulsionam a economia e a estrutura da cidade, beneficiando os moradores locais. Durante o evento, o Instituto Água e Terra (IAT) entregou a licença de operação da esmagadora.
Texto adaptado de: Jornal Noroeste.