Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, tomou posse como membro da sociedade civil no Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em Brasília. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (25). Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados à comunicação, como a participação da TV Câmara na transição para a TV 3.0, a expansão da rede legislativa de Rádio e TV e projetos de lei sobre a gratuidade de conteúdos públicos na internet e a isenção de taxas para emissoras do Congresso e STF. Também discutiu-se a política de comunicação das Câmaras dos Deputados, o Regulamento do Conselho Consultivo e planos para o próximo encontro em 13 de dezembro, quando serão definidas ações para 2024.
Kátia Chagas é a primeira mulher a liderar a Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo do Paraná e faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). A nomeação foi publicada no diário da Câmara em setembro. O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados tem como responsabilidade zelar pelo respeito à diversidade de opiniões, pluralidade partidária e direitos das pessoas nos veículos de comunicação da Câmara, como a TV Câmara, Rádio Câmara e mídias digitais. Além de Kátia Chagas, o Conselho conta com outros membros da sociedade civil, deputados e servidores, e seu mandato é de dois anos, permitida uma reeleição.
Durante a visita, os membros do Conselho Consultivo conheceram o organograma e os setores relacionados à comunicação da Câmara dos Deputados, incluindo a Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx), que é responsável pelas ações de comunicação, participação e mídias digitais da Câmara.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste.