O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), ligado ao Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, prepara-se para mais um grande desafio. Após se destacar na etapa nacional da Shell Eco-Marathon, realizada em agosto de 2023 no Pier Mauá (RJ), a equipe intensifica os preparativos para competir na Shell Eco-Marathon Americas 2025, nos Estados Unidos, na categoria Urban Concept, com um veículo movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec. Em 2024, o grupo conquistou um marco ao ser a primeira equipe da América Latina a passar pelas inspeções técnicas e colocar na pista um carro conceito urbano movido a hidrogênio, impressionando os avaliadores da competição e garantindo um convite para a etapa americana.
Um total de 12 alunos, acompanhados pelo professor coordenador Fernando José Gaiotto e pelo professor subcoordenador Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro), embarca na próxima segunda-feira (31) rumo aos Estados Unidos. O evento acontecerá de 2 a 6 de abril no circuito Indianapolis Motor Speedway, onde os competidores deverão percorrer 16 quilômetros em 35 minutos. “Estamos muito orgulhosos por representarmos o Brasil, o Estado do Paraná e a Unioeste. Nossas expectativas estão muito altas, e temos nos dedicado intensamente na preparação. O ritmo está acelerado, e cada membro da equipe está dando o seu melhor para garantir um ótimo resultado. Melhoramos nosso projeto em relação ao que apresentamos no Rio de Janeiro no ano passado, e isso nos deixa ainda mais confiantes na expectativa de conquistar um prêmio para a nossa universidade e para o país”, destacou Giulia Demarchi, capitã da equipe e aluna de engenharia mecânica.
O GCEE foi criado há mais de 15 anos por estudantes dos cursos de engenharia elétrica e mecânica e, posteriormente, ganhou a participação de alunos de ciências da computação. “Procuramos motivar os alunos participantes para que eles possam conciliar com seus estudos, ter a vivência de uma competição universitária e a experiência de colocar em prática os conhecimentos de engenharia mecânica e elétrica, para que eles possam também compartilhar com novos membros. No último semestre de 2024 recebemos mais alguns membros, e o grupo aumentou tanto na quantidade de integrantes quanto na capacidade”, explicou Fernando Gaiotto, coordenador do projeto.
De acordo com o professor Shiro, a participação no evento só foi concretizada devido ao apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e ao empenho do reitor Alexandre Webber, assim como das equipes de convênios, compras, financeiro, empenho, jurídico da reitoria e do campus de Foz do Iguaçu, que trabalharam para viabilizar o projeto.
O protótipo do carro foi desenvolvido nos laboratórios do Itaipu Parquetec, utilizando hidrogênio verde produzido na Planta Experimental do Parque Tecnológico. Essa planta foi implementada em 2011 para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio. Segundo Alexandre Leite, diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec, o centro oferece suporte técnico ao GCEE em todo o processo. “Além de produzir o hidrogênio utilizado para os testes, auxiliamos os alunos em como montar e operar os equipamentos de forma segura, contribuindo também com o conhecimento para operação eficiente do equipamento no veículo”, pontuou Leite.
A Shell Eco-marathon, competição internacional que reúne estudantes do ensino médio e universitário, desafia os participantes a projetarem, construírem e testarem veículos com alta eficiência energética. Realizada anualmente nas Américas, Europa e Ásia, a iniciativa estimula a inovação e a criatividade ao buscar a maior distância percorrida com o menor consumo de energia. Em 2025, a competição celebra 40 anos, oferecendo a estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, promovendo a formação de futuros especialistas capazes de enfrentar os desafios enérgicos globais.