Durante o 28º Congresso da ADJORI/PR, o Professor Dr. Bruno Camargo apresentou uma palestra abordando temas como Inteligência Artificial (IA), Lei Eleitoral e negociações com o Governo Federal e Itaipu Binacional.
Camargo destacou que a IA representa um grande desafio para os associados da ADJORI/PR, ele enfatizou a necessidade de evitar erros comuns na produção de conteúdo repetitivo sem a devida identificação da fonte. “Nosso maior desafio atualmente é que os associados saiam devidamente instruídos e com uma nova perspectiva de jornalismo, trazendo responsabilidade para o conteúdo e a produção jornalística, especialmente neste período eleitoral”, afirmou.
O professor também alertou sobre os riscos de depender excessivamente da IA na produção de conteúdo. “Pode parecer uma economia de mão de obra, mas os meios de comunicação precisam capacitar os jornalistas para que o uso da IA seja responsável”, argumentou.
Além disso, Camargo ressaltou a importância da publicação responsável durante o período eleitoral. Ele destacou a necessidade de cuidado com o uso indevido de imagens, palavras e slogans de campanhas estrangeiras. “A ideia é que os jornais evoluam e fiquem atentos às normas, leis e resoluções que regulam esses temas”, concluiu.
Texto adaptado por: A Folha do Sudoeste