O texto dissertativo-argumentativo, que apresenta uma ideia com base em argumentos, opinião e explicações fundamentadas, é frequentemente exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. Essa estrutura textual se divide em três partes principais: Introdução (apresentação da tese), Desenvolvimento (desenvolvimento dos argumentos) e Conclusão (fechamento em alinhamento com a tese defendida). A seguir, confira dicas práticas para alcançar uma redação nota máxima!
1. Importância do título
O título deve encapsular, de maneira objetiva e cativante, a ideia central do texto. Ele funciona como um cartão de visitas e tem como objetivo atrair a atenção do leitor. É recomendável evitar títulos genéricos, como “As eleições no Brasil”, que não delimitam nem instigam a leitura. A prática de criar bons títulos, mesmo quando não obrigatório na prova, pode ser um diferencial. Use recursos poéticos ou trocadilhos com moderação para potencializar o impacto do título.
2. Epígrafe
Embora não seja obrigatória em redações dissertativas-argumentativas, a epígrafe agrega elegância intelectual ao texto. Optar por trechos de músicas populares brasileiras (MPB), poemas, provérbios que fogem ao senso comum ou citações de autores renomados pode enriquecer a argumentação. Sempre inclua aspas e a referência originária, como “Carlos Drummond de Andrade” ou “provérbio popular nordestino”.
3. Argumentação
A argumentação é a base fundamental de uma redação dissertativa-argumentativa. Veja abaixo alguns elementos essenciais para uma argumentação sólida:
a) Exemplificação
Exemplos são ferramentas importantes, mas seu uso deve ser realizado com análise e conexão clara ao tema discutido. Evite citações isoladas ou listas de exemplos sem articulação com a ideia principal.
b) Argumentação histórica
O uso de referências históricas específicas ou linhas do tempo enriquece a argumentação, demonstrando amplo conhecimento. Contudo, é essencial que essas referências sejam precisas. Erros históricos devem ser evitados, enquanto referências aproximadas, explicitamente sinalizadas, são aceitáveis e não comprometem o texto.
c) Constatação
Uma boa constatação deve ser fruto de uma observação crítica, distinguindo-se de meros lugares-comuns. Tal abordagem demonstra capacidade de análise e originalidade.
d) Comparação
Assim como na exemplificação, o uso de comparações precisa estar vinculado à análise ou visão crítica. Evite apresentar listas de comparação sem conexão argumentativa clara ao que se está defendendo.
e) Testemunho e argumento de autoridade
O testemunho ou citação de uma autoridade no assunto não pode ser aplicado mecanicamente. Comentários e análises devem acompanhar essas referências, tornando-as parte integrante e relevante da argumentação.
f) Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas
Basear o texto em dados comprovados, pesquisas, estatísticas e fatos estabelecidos fortalece a legitimidade da argumentação, dando maior credibilidade ao autor.
g) Argumento por raciocínio lógico
Por meio do encadeamento entre causa e efeito, este tipo de argumento busca convencer o leitor de forma racional. Em provas e concursos, o foco aqui deve ser em demonstrar a validade da tese defendida, não necessariamente persuadir.
h) Argumento por consenso
Baseado em ideias universalmente aceitas, deve ser comprovado e não confundido com senso comum. A argumentação a partir do consenso deve ser apresentada de maneira crítica e bem fundamentada.
4. Conclusão
Na conclusão, existem variados formatos a serem seguidos, de acordo com a intenção do autor:
a) Síntese
Indicada para textos mais expositivos, a síntese resume as ideias principais abordadas ao longo do texto, sem adicionar informações novas.
b) Retomada da tese
Nesse formato, o autor reafirma a ideia central apresentada na introdução, sem recorrer a repetições ou redundâncias, alinhando os argumentos ao tema proposto.
c) Encaminhamento de soluções
A conclusão pode apresentar propostas de resolução para as questões levantadas ao longo do texto. Contudo, as soluções devem ser realistas e embasadas no debate realizado.
d) Pergunta retórica
A pergunta retórica tem como objetivo despertar a reflexão do leitor sobre as questões discutidas no texto, sem transferir a responsabilidade de resolução ao público.
A estruturação adequada da redação dissertativa-argumentativa e o uso estratégico de argumentos e recursos linguísticos podem ser decisivos para alcançar uma nota máxima. Pratique e aplique essas técnicas para melhorar sua performance.