Curitiba, Maringá e Londrina se destacaram no cenário global de startups, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2024, do instituto israelense StartupBlink, divulgado nesta quinta-feira (30). Essas cidades estão entre as 1.000 com os melhores ambientes de negócios inovadores no mundo.
Curitiba é a segunda cidade do Brasil no relatório, atrás apenas de São Paulo, ocupando a 137ª posição global, três posições acima do ranking anterior. A cidade é sede de três unicórnios: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist, que juntas geram quase 3 mil empregos. O ecossistema de inovação é organizado pelo Vale do Pinhão.
Maringá é a 19ª no ranking nacional e 730ª no global, subindo cinco posições em relação a 2023. Londrina está em 23ª no ranking nacional e 907ª no global, com um salto de 72 posições. Ambas as cidades investem fortemente em inovação, com programas de incentivo, parques tecnológicos e envolvimento da academia e sociedade civil.
Outras cidades brasileiras citadas no relatório são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Recife, Salvador, Joinville, São José dos Campos, Campinas, Vitória, Uberlândia, Ribeirão Preto, Fortaleza, Caxias do Sul, Blumenau, Goiânia, Juiz de Fora, Belém, Aracaju e São Leopoldo.
O ranking global é liderado por São Francisco (EUA), Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA) e Boston (EUA). Os cinco primeiros países são Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá e Singapura.
Para impulsionar ainda mais a inovação, o Paraná tem o programa Paraná Anjo Inovador, que apoia financeiramente startups. O primeiro edital, lançado em 2023, selecionou 68 startups. O segundo edital teve inscrições encerradas nesta semana. No total, o governo investirá quase R$ 40 milhões nas duas fases do programa.
O Startup Ecosystem Index Report avalia 1.000 cidades em 100 países, considerando o ambiente de inovação, negócios e qualidade das empresas de tecnologia. O ranking é baseado em algoritmos que analisam dados de startups, aceleradoras e espaços de coworking, além de informações de mais de 50 mil membros da comunidade Global StartupBlink.
Confira o relatório completo AQUI .