O Monumento ao Cristo Redentor permanece como o destino mais procurado do Brasil entre os turistas internacionais nos sites de busca da internet. Em 2025, o Rio de Janeiro já figura como o principal destino reservado. A cidade lidera o ranking dos dez atrativos brasileiros mais buscados, com o Cristo Redentor no topo da lista, somando mais de 175 mil consultas em um ano. Os dados são da revista Tendências do Turismo 2025, elaborada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo (MTur).
O destaque do Cristo Redentor foi fortalecido com o lançamento da campanha da Embratur “Rio, Cidade Abençoada”, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) na última quarta-feira (12). A iniciativa busca promover o Rio de Janeiro no mercado europeu, apresentando suas potencialidades no turismo religioso e esportivo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comentou: “O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do país. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independentemente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo”.
A icônica estátua possui 30 metros de altura, pesa 635 toneladas e foi construída entre 1922 e 1931, com um conceito que remonta à década de 1850. O monumento, equipado com para-raios em seus braços, cabeça e mãos, é atingido em média 12 vezes por raios a cada verão. Em um ranking baseado em dados da plataforma Similarweb, além do Cristo Redentor, outras atrações cariocas também se destacam, como o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, o Parque Lage e o Museu do Amanhã. A lista completa é a seguinte:
Cristo Redentor – RJ, com 175,7 mil buscas;
Cataratas do Iguaçu – PR, com 50 mil buscas;
Pão de Açúcar – RJ, com 43,9 mil buscas;
Lençóis Maranhenses – MA, com 12,3 mil buscas;
Maracanã – RJ, com 12 mil buscas;
Chapada Diamantina – BA, com 11,5 mil buscas;
Parque Lage – RJ, com 6,9 mil buscas;
Museu do Amanhã – RJ, com 6,3 mil buscas;
Pelourinho – BA, com 5,9 mil buscas;
Avenida Paulista – SP, com 5 mil buscas.
Em janeiro deste ano, o Rio de Janeiro e outros destinos fluminenses registraram a chegada de 502.259 turistas estrangeiros, um aumento de 50,4% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram recebidos 333.903 visitantes. Os dados, fornecidos pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, mostram que os estrangeiros vieram principalmente da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França.
O sucesso na atração de turistas é creditado à combinação de paisagens deslumbrantes, praias emblemáticas, vida noturna vibrante e uma oferta cultural diversificada. Entre os destaques estão o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as tradicionais rodas de samba na Lapa. De acordo com Marcelo Freixo, “o Rio de Janeiro é o cartão-postal e a principal porta de entrada do Brasil. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando, além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros”.