Consórcio vence licitação para requalificação da Orla de Pontal com investimento de R$ 34,5 milhões

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O Governo do Estado oficializou nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial, a homologação da licitação referente à primeira etapa das obras de requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. O Consórcio Orla de Pontal sagrou-se vencedor na modalidade de menor preço, concorrendo com outras três empresas, e será responsável por um investimento de R$ 34,5 milhões no projeto.

Essa fase inicial abrange 3,66 quilômetros de extensão, desde os balneários de Monções até Canoas. Conforme o processo licitatório, as empresas concorrentes têm um prazo de sete dias para apresentar eventuais recursos. Caso não haja contestações, será firmado o contrato com o consórcio vencedor.

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), conduziu a licitação. O objetivo é contratar uma empresa especializada em arquitetura e engenharia que será responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo quanto pela execução das intervenções. Algumas licenças ambientais para o início da obra já foram emitidas pelo IAT, que também está avaliando a documentação necessária para liberar a Licença de Instalação.

Desenvolvido pela Paraná Projetos, serviço autônomo subordinado à Secretaria do Planejamento, o pré-projeto da requalificação prevê diversas melhorias. Estão programados novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer, incluindo opções acessíveis como sinalizações específicas e passarelas para pedestres. A modernização do Molhe e do Guia de Corrente, localizados na desembocadura do Canal Artificial do DNOS em Pontal do Sul, também está em fase de planejamento.

A requalificação da Orla de Pontal do Paraná integra um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à modernização do Litoral paranaense. Desde 2019, já foi destinado um aporte superior a R$ 1 bilhão para projetos na região. Entre as iniciativas, destacam-se a revitalização da Orla de Matinhos, a construção da Ponte de Guaratuba, a duplicação das rodovias entre Garuva e Guaratuba e de Matinhos a Praia de Leste, além de concessões rodoviárias que abrangem trechos em Paranaguá.

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