Na quarta-feira, dia 21, ocorreu no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori a 2ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana e do Plano de Transporte Coletivo de Palmas.
Participaram da audiência membros da comunidade, secretários municipais e outras lideranças, houve questionamentos sobre a alteração de sentidos das vias públicas.
Alceu Dal Bosco Jr, engenheiro civil da Urbitec e coordenador Técnico dos Planos de Mobilidade Urbana e do Transporte de Palmas, explicou que essa foi a 4ª etapa das discussões desses planos. Ele destacou que vários eventos foram realizados para que a população participasse, incluindo Audiências Públicas, apresentação de propostas e Oficinas Técnicas para diagnosticar a situação do município. Bosco também mencionou o projeto Tarifa Zero de transporte público gratuito, observando sua importância após o período de pandemia.
As contribuições da população incluíram questões sobre mudanças nos sentidos das vias públicas e remoção de lombadas próximas aos semáforos, as quais foram contempladas no Plano de Mobilidade.
Magda Dametto, arquiteta do departamento de Urbanismo, ressaltou que toda a discussão teve início em março do ano passado, passando por etapas de planejamento, diagnóstico da realidade do município e formulação de propostas. Agora, o foco está no desenvolvimento do projeto para os próximos 10 anos e na aplicabilidade das propostas discutidas, incluindo a consolidação do Plano de Transporte Coletivo, que foi integrado ao Plano de Mobilidade Urbana devido à solicitação da população em relação ao Tarifa Zero.
Texto adaptado de: Jornal